Navigation



Escolha da Ênfase

            A partir do quinto período o aluno que tiver completado no Núcleo Básico do curso de graduação em Psicologia, o mínimo, 82 (oitenta e dois) créditos e o respectivo estágio básico do 4º período, que corresponde a 02 (dois) créditos, deverá escolher duas ênfases, entre as três oferecidas e cumprir as eletivas, estágios específicos dessas ênfases. O curso exige também 200 horas de atividades complementares.

      Estágio e Ênfases

           
Atenção: você deverá cumprir 270 horas de estágio em cada ênfase escolhida. Na matrícula no estágio, você deverá checar se o seu supervisor orienta estágio em uma das suas ênfases. A melhor maneira de saber isso, se não estiver registrado na lista do SPS, é verificar o departamento do professor:

A – Departamento de Fundamentos - Ênfase em Cognição e Personalidade.
B – Departamento de Clínica - Ênfase em Psicologia e Saúde.
C – Departamento de Social - Ênfase em Psicologia Social e Institucional.

 

Conceitos e objetivos das ênfases

A seguir recortamos do documento da reforma curricular o conceito e o objetivo das ênfases para te ajudar a escolher.

Ênfase Cognição e Personalidade

Definição:

A Ênfase em Cognição e Personalidade estuda os processos básicos que fazem parte do desenvolvimento humano ao longo do ciclo da vida, levando em conta diferentes fatores(biológicos, sociais, históricos, afetivos, cognitivos, comportamentais, entre outros) e a necessária e dinâmica integração entre eles. Oferece conhecimentos teóricos e aplicados que dão subsídios para a prática profissional em atuações específicas como: Terapia cognitivo-comportamental, reabilitação cognitiva, psicopedagogia, neuropsicologia, entendimento a jovens, a gestantes, e a pais através da realização de grupos operativos, brinquedoteca, e avaliação psicológica. A partir das opções de estágio oferecidas, busca-se criar oportunidades para contribuir com a formação de alunos tanto na área de pesquisa quanto na área de avaliação e intervenção psicológica.

 

Ênfase – Psicologia e Saúde

Definição:

A Ênfase em Psicologia e Saúde tem como objeto de pesquisa e ensino as questões subjetivas do mal-estar. Estudam-se, de forma crítica e atual, as possibilidades e as dificuldades de se estabelecer o conceito de saúde; de se distinguir nela a especificidade da saúde mental; de se adotar políticas que efetivamente promovam melhores condições de saúde pública; de interpretar e manejar as classificações diagnósticas da psicopatologia clássica e contemporânea assim como de encaminhar tratamentos de efeitos relevantes para o sujeito. A Ênfase oferece, para a formação do aluno, disciplinas teóricas e prática clínica, no Serviço de Psicologia Aplicada, nas principais abordagens de tratamento psicológico para crianças, adolescentes e adultos, tais como Psicanálise, Fenomenologia Existencial e Gestalt Terapia.

 

Ênfase -Psicologia Social e Institucional

Definição:

A Ênfase em Psicologia Social e Institucional promove estudos teórico-práticos visando produzir conhecimentos que relacionam modos de subjetivação à experiência da vida cotidiana. Para isso, desenvolve o pensamento crítico que dará os subsídios necessários para a prática profissional em qualquer campo de atuação do psicólogo na atualidade. Tanto nas disciplinas como nos estágios, pesquisas e trabalhos de extensão busca-se, sempre, considerar a relevância dos aspectos sociais, institucionais e éticos  nas intervenções promovidas pelo profissional psicólogo junto aos sujeitos, grupos ou organizações.