Navigation




Projetos

Projetos de Extensão:

Núcleo de Extensão do Instituto de Psicologia/UERJ
Coordenação: Eleonôra Torres Prestrelo

A Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre universidade e sociedade.”
Nogueira

17 Projetos

LAFEPE - Laboratório de Fenomenologia e Estudos em Psicologia Existencial
Tem como objetivo constituir-se como um centro de referência nos estudos sobre o método fenomenológico, filosofias da existência com repercussões na prática da Psicologia. Neste último ano, como resultado de nossos estudos e pesquisas criamos um Núcleo de atendimento clínico (caNAC) a pessoas que pensam em Suicídio.
Coordenadora: Ana Maria Calvo-Feijoo

Psicoterapia Estratégica
Expõe para o corpo discente as informações pertinentes a este campo, mantendo uma constante atualização sobre as abordagens e as técnicas que possam enriquecer a aprendizagem da psicoterapia. Ao mesmo tempo leva para a clientela do SPA esta perspectiva. Detalhe, atualmente se focaliza no treinamento de resiliência, que é oferecido para grupos de clientes.
Coordenador: Celso Lugão.

Ambiente Virtual de Informação Psi - Lugano.
O objetivo é compartilhar o conhecimento sobre temas da psicologia, principalmente clínica, sobre temas da psicoterapia, da ciência, e da filosofia da ciência através de artigos ilustrados com fotos e vídeos. Muitos destes artigos pretendem ampliar  temas tratados durante  as aulas e os estágios ministrados pelo autor.
Coordenação: Celso Lugão

À Flor da Pele (Universidade, movimento social e serviço de saúde na estruturação de estratégias para a assistência integral de jovens vivendo com HIV/AIDS: psicologia e práticas de prevenção e tratamento inovadores)
O projeto visa construir novos alicerces práticos, metodológicos e teóricos para a atenção integral de jovens vivendo com HIV/AIDS (JVHA) na região fluminense, contando com uma metodologia participativa do campo da Educação em Saúde.  Oferece atendimento psicológico em grupo para JVHA e promove Fóruns de discussão,  reunindo programas, ações e profissionais relacionados à temática da assistência integral voltada aos JVHA.
Coordenadora: Claudia Cunha.

Laboratório Gestáltico: configurações e práticas contemporâneas.
O projeto tem como proposta o resgate da dimensão sensível da experiência humana, buscando aproximar o conhecimento cotidiano ao acadêmico numa interface direta entre a universidade e a comunidade. Fundamentados na abordagem gestáltica tratamos temas do cotidiano como preconceito, questões de gênero, a patologização do sofrimento, o suicídio, o adoecimento por câncer, comunicação, etc., através de oficinas vivenciais, bem como em fóruns de discussão estabelecendo um processo dinâmico de co-construção do conhecimento que entrelaça a formação acadêmica a uma “vida vivida”, não só pensada, teorizada.
Coordenação: Eleonôra Torres Prestrelo

 GAPsi: grupos de apoio psicológico
O projeto viabiliza um espaço de acolhimento à comunidade da UERJ, especialmente aos estudantes de Psicologia do IP/UERJ a partir de uma metodologia gestáltica de trabalho em grupo. A entrada na universidade se configura para muitos como um momento de grande mobilização emocional, diante disso, oferecemos um espaço de cuidado para cuidar de quem cuida, trabalhando com grupos abertos, quinzenalmente, apostando na criação de vínculos e no estabelecimento de redes de suporte para a comunidade discente. Também desenvolve esse trabalho em outras instituições, quando solicitado.
Coordenação: Eleonôra Torres Prestrelo

Psicologia do Trabalho e Organizacional - ênfase nos processos organizacionais - Orientação ao funcionamento da Empresa Junior - início em 2005 .
As atividades realizadas junto à Empresa Jr visam atender à comunidade interna e externa da UERJ, a partir da realização de projetos de consultoria, cujos temas centrais são: as organizações e o trabalho, construindo parceiras com instituições e segmentos da sociedade, em uma visão multidisciplinar e integrada, promovendo a ampliação da formação dos estudantes e o desenvolvimento da sociedade.
Coordenadora: Heloisa Helena Ferraz Ayres
Site: http://www.interacaojr.uerj.br/

Psicologia do Trabalho e Organizacional- O Jovem e a Iniciação ao Trabalho em uma perspectiva da inclusão social” – início 2014.
Projeto voltado para os jovens que ingressam no mercado de trabalho, com os objetivos de: -criar parceiras (academia/empresas/sociedade); -propiciar o desenvolvimento pessoal e interpessoal desses jovens, através do autoconhecimento e reflexões sobre trabalho e possibilidades de inclusão social, e desenvolver estudos e pesquisas. Parcerias: PEBIT/CETREINA/UERJ; Embaixadores/UERJ; Escola ETEAB.
Coordenadora: Heloisa Helena Ferraz Ayres
Site: http://www.sr3.uerj.br/depext/depex_acoes_extensionistas.php

Socialização e inclusão social – movimento dos grupos sociais-Campo da Psicologia Social do Trabalho e das Organizações” – início 2017.
Campo da Psicologia Social do Trabalho e Organizacional tem como foco o processo de socialização. O objetivo é reunir pessoas que estão vivenciando o processo de entrada em um grupo, instituição ou cultura, possibilitando condições para que cada participante, no grupo e em grupo, possa (re)pensar  e rever esta etapa da vida. Parceria: Cáritas/Programa PARES/RJ – pessoas em situações de refúgio.
Coordenadora: Heloisa Helena Ferraz Ayres
  Site: http://www.sr3.uerj.br/depext/depex_acoes_extensionistas.php

Lugar da palavra: a enfermaria psiquiátrica como dispositivo de sustentação simbólica para portadores de transtorno mental grave.
O projeto tem por objetivo assegurar ao dispositivo clínico institucional da internação psiquiátrica a possibilidade de sustentação simbólica para o sujeito psicótico, a partir do referencial psicanalítico e à luz das diretrizes da Política Nacional de Saúde Mental, cujo campo de práticas é a Enfermaria da Unidade Docente Assistencial/UDA do Hospital Universitário Pedro Ernesto/HUPE.
Coordenadora: Ingrid Vorsatz

COMTextos: Arte e livre expressão na abordagem gestática.
O projeto se propõe a desenvolver um espaço coletivo de livre expressão tendo como dispositivo o uso de recursos artísticos. A criatividade é uma referência de saúde para o ser humano segundo uma abordagem gestáltica, pois permite que ele transcenda a repetição do que lhe é instituído. As demandas atuais de compreensão do sofrimento psíquico nos levam a buscar outras possibilidades de intervenção que possam potencializar o sujeito em seu modo de estar no mundo.
Coordenadora: Laura Cristina de Toledo Quadros 

Orientação Profissional de Especialidades Médicas
Objetiva auxiliar os alunos do quinto ano de medicina da UERJ a escolher a sua área de atuação profissional dentre as várias ofertadas pelo campo médico. Essas escolhas envolvem angústias individuais relativas à tomada de decisões, a implementação das novas diretrizes curriculares nacionais e a recente cultura dos cursos preparatórios para residência. Através deste projeto, efetuaremos a capacitação de estagiários para o atendimento clínico em Orientação Profissional.
Coordenação: Ligia Furtado de Mendonça

Território escola e trabalho em equipe multiprofissional: Psicologia e práticas de saúde na rede do Sistema de Saúde na rede do Sistema Único de Saúde
O intuito geral é contribuir para transformar a Área Programática 2.2 num TerritórioEscola para a graduação da área da saúde da UERJ. Buscamos atuar como ponto defomento e organização das ações de integração ensino-serviço-comunidade na AP 2.2,de modo a articular suas ações com a de outros projetos que contribuem para fortalecero movimento de mudança da formação de graduação em saúde, aproximando-a do SUS.
Coordenação: Michelle Wendling

Avaliação da satisfação subjetiva com a vivência escolar e com o processo ensino aprendizagem dos participantes do Programa de Alfabetização, Documentação e Informação da UERJ (PROALFA - UERJ). O principal objetivo do projeto é a avaliação  do bem estar subjetivo e da satisfação com a vivência escolar em adultos participantes de um programa de alfabetização e letramento (PROALFA-UERJ). Visa ainda propor atividades de intervenção cognitiva no âmbito da memória e da resolução de problemas. 
Coordenadora: Simone Cagnin

Sistema Socioeducativo e Psicologia: Problematizações, reflexões e articulações possíveis
O objetivo é criar um espaço polifônico com adolescentes de duas unidades do DEGASE, pautado pela postura da Cartografia Psicossocial de PesquisarCom, refletindo sobre práticas e afetividades relacionadas aos direitos humanos, sexualidade, tais como as preocupações ou não com a definição e consolidação de identidades sexuais e de gênero, uso de drogas, religiões e redes sociais, assim como outros temas levantados.
Coordenador: Thiago Melicio

PRODIN - Programa de Desenvolvimento Interpessoal para prevenção do suicídio e promoção de saúde mental no curso de vida.(https://www.facebook.com/prodinuerj/), em parceria com o Programa UERJ pela Vida e com o projeto PROME, tem como objetivo desenvolver diversas ações educativas (grupos psicoeducativos, oficinas, cursos e palestras) que visam instrumentalizar sobre as habilidades sociais e de vida relacionadas à prevenção de fatores de risco ligados à maior incidência de suicídio no curso de vida. As ações são realizadas com professores, alunos e servidores técnicos-administrativos da UERJ, além de estudantes e profissionais da área de educação e saúde de outras instituições. Contato: prodin.uerj@gmail.com
Coordenação: Vanessa Leme

Prática do psicólogo em enfermaria e ambulatório pediátricos: contribuições ao aprimoramento do trabalho multidisciplinar e à humanização na assistência e na formação. 

Desenvolvido na Unidade de Pediatria do Hospital Universitário Pedro Ernesto, o projeto propõe contribuir, desde a prática do psicólogo, para o aprimoramento do trabalho multidisciplinar em saúde, tanto no que se refere a sua efetividade na assistência, quanto à incidência de tal orientação na formação do psicólogo.
Coordenador: Vinicius Darriba

 

1 Programa

Programa Pró-Adolescente: Programa de Formação de Direitos da Infância e da Juventude.

 

Projetos permanentes

Em –cine- Ciclo de debates
Desde 2003 realiza mensalmente a exibição de um filme que trata de temas afeitos à psicologia jurídica, tais como adoção, guarda de filhos, separação conjugal, etc. Após a exibição, acontece um debate com um  profissional convidado.
Também oferece no site do programa uma lista atualizada de filmes e sinopses sobre relacionamentos familiares.

Bancada de informações
Iniciado no final de 2001, disponibiliza ao público material bibliográfico sobre direitos de crianças e adolescentes, direitos humanos, violência, sexualidade, educação, uso de drogas, entre outros temas relacionados à Psicologia Jurídica.
Também oferece acervo bibliográfico que pode Sr consultado no site do programa.

Palco Acadêmico
Teve início em 2004 com o objetivo de propiciar o diálogo entre universidade e sociedade a partir da apresentação de peças encenadas por seus integrantes. Os temas apresentados são baseados em resultados de pesquisas, oferecendo espaço para debates após a peça.
Site do programa: www.proadolescente.uerj.br
Coordenadora: Leila Maria Torraca de Brito