Navigation




Pró-adolescente

Programa de Formação em Direitos da Infância Juventude

Coordenadora: Leila Maria Torraca de Brito.

Intergera INTERGERA

PROGRAMA DE ESTUDOS, EVENTOS E PESQUISAS INTERGERACIONAIS

1 - Departamento
2 - Relevância Acadêmica e Social
3 - Temas
4 - Público Alvo
5 - Projetos
6 - Produtos
7 - Equipe
8 - Considerações Finais
9 - Contato

1 - Departamento

Departamento de Fundamentos de Psicologia

2 - Relevância Acadêmica e Social

Com o aumento crescente da proporção de idosos na população é urgente a tomada de medidas para preparar as gerações mais jovens, não só para o convívio com idosos através do conhecimento das características biopsicossociais da velhice, mas, também, para preparar-se para a sua própria longevidade, através de corretas informações de como se dá o processo de envelhecimento.
A publicação da lei de nº 8.842 de 04 de janeiro de 1994, que dispõe sobre a política nacional do idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências, vem mostrar que esta já é uma preocupação de políticos, de planejadores de saúde e de educadores.
A referida lei destaca que constituem diretrizes da política nacional do idoso o "estabelecimento de mecanismos que favoreçam a divulgação de informações de caráter educativo sobre os aspectos biopsicossociais do envelhecimento" ( art. 1º; parágrafo IX).
Na área de educação o artigo 10, referente à implementação da política nacional do idoso, declara como competência dos órgãos e entidades públicas, em seu parágrafo III, letra b, a inserção nos currículos mínimos, de conteúdos voltados para o processo de envelhecimento, de forma a eliminar preconceitos e a produzir conhecimentos sobre o assunto. O parágrafo VII na letra "d" destaca a importância de se "valorizar o registro da memória e a transmissão de informações e habilidades do idoso aos mais jovens, como meio de garantir a continuidade e identidade cultural".
Desse modo o INTERGERA veio atender a uma necessidade surgida naturalmente como conseqüência do envelhecimento populacional e, ao mesmo tempo, cumprir o que reza a citada lei, uma vez que tem como objetivos:
- desenvolver metodologia específica para ministrar conhecimentos de Gerontologia nos níveis de ensino fundamental e médio;
- desenvolver pesquisas sobre Representações Sociais da Velhice em crianças e jovens e sobre formas de eliminar preconceitos entre as gerações fundamentando cientificamente os trabalhos intergeracionais;
- desenvolver metodologia de trabalho intergeracional que venha propiciar a capacitação de outros profissionais através da criação de cursos de extensão;
- realizar atividades que possibilitem a criação de espaços de discussão entre as diversas faixas etárias que compõem a comunidade interna da UERJ, incluindo-se aqui os diversos Campi;
- realizar eventos artísticos e culturais sempre com temática intergeracional; - promover a criação de grupos de reminiscências, envolvendo servidores docentes e técnico-administrativos ativos e inativos, alunos e ex-alunos da graduação e do IAp;
- produzir vídeos para serem apresentados em outras instituições como meio de estímulo ao trabalho intergeracional;
- realizar estudos sobre as práticas do trabalho intergeracional realizadas em outros países como embasamento para abertura de um espaço de prestação de serviços entre as gerações, na UERJ;
- organizar e participar de Congressos e Seminários para troca de experiências com outros centros semelhantes;
- publicar artigos e monografias em revistas nacionais e internacionais com vistas à divulgação dos resultados destes trabalhos.

3 - Temas

Todo o trabalho desenvolvido gira em torno das relações entre as gerações, da preparação para o envelhecimento de cada um e da necessidade de conhecermos mais sobre o processo de envelhecimento e a condição de idoso. Além desses temas mais amplos outros mais específicos são abordados, tais como preconceitos, estereótipos, conflitos intergeracionais, sexualidade, aposentadoria, criatividade na velhice, qualidade de vida, etc...

4 - Público Alvo

Comunidade interna e externa da UERJ abrangendo crianças, adolescentes, adultos e idosos dentre alunos e ex-alunos, servidores docentes e técnico-administrativos, ativos e inativos.

5 - Projetos

- EVENTOS:

I Festival Intergeracional de Esquetes Teatrais da UERJ

Evento artístico em parceria com a SRH; a COMUNS; o DECULT/SR-3; o CTE, a DIGRAF e a UTV. Visou reunir pessoas das várias faixas etárias interpretando pequenos textos teatrais cuja temática foi a relação e o convívio entre as gerações. As inscrições se deram de 08/07 a 09/08/2002 e a mostra dos finalistas, aberta ao público, se deu no Teatro Noel Rosa, nos dias 24 e 25/10/2002. Nos dois dias houve uma mini-palestra sobre o tema na abertura dos trabalhos. Um texto sobre este festival já foi publicado no número 4, pág. 79/84, na revista INTERAGIR - Pensando a Extensão", em 2003.

I Festival Intergeracional de Contos e Poesias

Realizado em 2003/2004 em parceria com o Instituto de Letras e o Instituto de Artes. É um evento que teve como objetivo principal despertar a atenção, por meio da linguagem literária, de todas as faixas etárias e categorias da UERJ para a importância de nos prepararmos para o envelhecimento populacional e a necessidade de estimularmos o convívio entre as gerações.

Ciclo de palestras sobre "Ressocialização de Idosos Institucionalizados: práticas e possibilidades".

De 20/07 a 21/10/03, aberto aos profissionais da Vila dos Idosos e aos bolsistas do INTERGERA. Teve como temas: "Sexualidade e envelhecimento", "Interdisciplinaridade", "Depressão", "Caminhos da Ressocialização" e "Programas da 3ª idade como espaço de participação social".

- PESQUISAS

"Representações Sociais da Velhice em alunos da 4ª série do IAp/UERJ"

Projeto de pesquisa e intervenção que foi realizado no IAp/UERJ com duas turmas de 4ª série do ensino fundamental pela bolsista Fase III do PCP - Programa de Capacitação Profissional da SR-1/SRH e pelas duas bolsistas de Extensão. O projeto se desenvolveu em três etapas: levantamento da representação social da velhice através do método de associação livre; contação de histórias com temática intergeracional pelo servidor contratado, seguida de dinâmica e debate; novo levantamento da representação social da velhice através da metodologia do Desenho-história para verificação das possíveis alterações em relação √† fase 1. Iniciado em fevereiro/2002 e concluído em abril/2003. O trabalho continuou com novas turmas.

"Menarca e Menopausa: Mitos, Crendices e Representações Sociais"

Projeto de pesquisa desenvolvido com bolsa PIBIC/UERJ, uma estagiária voluntária e a participação da também voluntária psicóloga Ana Cristina Nunes, colaboradora que se propôs levantar os vários mitos, crendices e representações sociais desses dois marcos da vida da mulher: a menarca e a menopausa. O projeto envolveu alunas do IAp/UERJ e idosas dos vários programas da 3ª idade da UERJ num processo de entrevistas, dinâmicas e debates. Seu período de realização foi de agosto/2002 a julho/2004.

"Metodologia de Pesquisa em Representações Sociais: Levantamento e Classificação"

Este projeto teve o apoio da FAPERJ através de duas bolsas de iniciação cientifica para alunas do Curso de Psicologia. Teve como objetivo levantar e classificar quais as metodologias de pesquisa mais adequadas para serem utilizadas no levantamento das representações sociais da velhice nas várias faixas etárias. Projeto iniciado em julho/2002 e concluído em junho de 2003.

- ENSINO

Disciplina: "Tópicos Especiais em Psicologia II - Psicogerontologia"

Disciplina oferecida pelo Departamento de Fundamentos de Psicologia aos alunos do curso de graduação em psicologia do IP, na qual são abordados os principais temas que envolvem o processo de envelhecimento e da velhice, bem como as várias possibilidades de psicoterapia com idosos.

Disciplina: "Contribuições da Gerontologia √† Psicopedagogia"

Disciplina ministrada no curso de Especialização em Psicopedagogia do Departamento de Psicologia Clínica que visa ministrar conhecimentos de gerontologia a psicólogos e pedagogos, destacando a especificidade do processo ensino - aprendizagem com idosos e a importância de discutirmos os principais preconceitos que dificultam a relação entre as gerações.

Curso de Extensão em Psicogerontologia

Curso de 42 h/aula oferecido à comunidade externa, através do CEPUERJ, visando ministrar conhecimentos teóricos e técnicos de questões referentes à Gerontologia e à Psicogerontologia aos profissionais de psicologia bem como capacitá-los para o exercício da psicoterapia com idosos individualmente, em grupos e apoio à† família.

Orientação de Monografias:

Graduação:

"Atendimento Psicoterápico em Asilo de Idosas Cegas".

"Qualidade de Vida e bem-estar subjetivo em idosas cegas institucionalizadas".

"Cognição em Idosos: como avaliar".

Especialização:

"Reminiscências: integrando gerações na comunidade carente".

Supervisão de estágio:

Para alunas do Curso de Especialização em Psicopedagogia.

Para bolsistas de Extensão, de Iniciação à Docência, do Programa de Capacitação Profissional, de Estágio Interno Complementar, do Programa de Apoio Técnico e de Iniciação Científica.

EXTENS√fO

Projeto: "Atendimento Psico e Socioterápico a Idosas Cegas Institucionalizadas"

Objetiva atender idosas cegas institucionalizadas em seus aspectos psico e socioterápicos em atividades individuais e grupais.

Projeto: "Re-lembrando, re-vivendo, re-contando: gerações unidas pelas reminiscências".

Desenvolvido no IP/UERJ envolvendo alunos de graduação de Psicologia e de Pedagogia com idosos dos programas de 3ª idade da UERJ e servidores aposentados, num processo de troca de experiências através de reminiscências.

Projeto: "Contação da História de vida dos Santos"

Desenvolvido no Sodalício da Sacra Família com Idosas Cegas, por solicitação das próprias idosas, pelo bolsista PROATEC.

Projeto: "Reminiscências: re-visão do passado".

Desenvolvido com as idosas cegas do Sodalício da Sacra Família, como forma de aproximar os laços afetivos entre elas através do compartilhamento das lembranças.

Canto e Percussão num Asilo de Idosas Cegas".

Projeto desenvolvido pelo bolsista PROATEC com a parceria de duas voluntárias no Sodalício da Sacra Família" e com duas bolsistas de extensão, com o objetivo de reforçar a auto-estima das idosas.

6 - Produtos

Elaboração de vídeos em parceria com o CTE:

Sobre o trabalho realizado no Sodalício da Sacra Família

Sobre o I Festival Intergeracional de Esquetes Teatrais

Sobre o I Festival Intergeracional de Contos e Poesias da UERJ.

Elaboração de livro:

Composto pelos contos e poesias selecionados no I Festival Intergeracional de Contos e Poesias.

Sobre noções de Gerontologia para crianças, baseado no trabalho realizado no IAP/UERJ - cartilha publicada em janeiro de 2007 sob o título: "Velho...é o trapo"

Elaboração de artigos:

Sobre o I Festival Intergeracional de esquetes teatrais da UERJ, com o título de "Esquetes teatrais: uma nova abordagem para as questões intergeracionais, publicado no número 4, pag. 79/84 da "Revista Interagir - pensando a Extensão", em 2003.

Sobre o trabalho com o grupo de reminiscências com as idosas cegas, publicado no livro da UNESCO, em setembro de 2004, sob o título: "Reminiscências: três encontros com a intergeracionalidade", nas págs. 289/296.

Sobre a contação de histórias tematizadas seguida de debates com as crianças, publicado no número 6, nas págs. 75/80 da "Revista Interagir: pensando a Extensão", ago/dez. 2004, sob o título: "A Educação Gerontológica Reduzindo Preconceitos entre Gerações".

Sobre o atendimento psico e socioterápico a idosas cegas institucionalizadas, publicado no número 1, nas págs. 39/42 da "Revista Interagir - pensando a Extensão, em 2002.

7 - Equipe

Coordenadora Geral

Profª Drª Neusa Eiras
Bolsista Proatec
Jorge Ayres
Bolsistas do Programa de Capacitação Profissional. (Extinto em 2005)

Fases II e III - (2001/2002): Luciana Basílio
Fases I e II - (2003/04): Luciana Fernandes
Fases I, II e III - (2003/04/05): Luciana Vanzan

Bolsistas de Extensão:

Mônica Pinheiro (2001/2002)
Carolina Furukawa ( 2002/2003)
Paola Alcântara ( 2003)
Laura Soares (2003)
Mariana Frossard (2005)
Luciana Arruda (2003)
Laura da Silva (2003)
André Luís Santâ'Ana (2005)
Elizabeth Alcântara (2005)
Érica Alt (2005)
Jacqueline Santos (2006/2007)
Lucimar Dantas (2005)
Melissa Macitano (2005)
Paula Bruno (2003)
Thaísa Ferreira (2006/2007)
Violeta Cabrera (2005/2006)

Bolsista PIBIC/UERJ:

Luciana Arruda (2002)
Carolina Bragança - Voluntária (2002/2003)
Luciene Helen (2003)
Elizabeth da Silva Alcântara (2006)
Érica Alt ( 2005)
Virgínia Levy (2006)

Bolsa de Iniciação Científica/FAPERJ

Luciana Fernandes (2002/2003)
Marcela de Melo (2002/2003)

Bolsistas de Estágio Interno Complementar

Aline Duque (2001/2002)
Viviane Souza de Oliveira (2003)

Bolsista de Iniciação √† Docência

Marcelo Guimarães Dias (2005)

Colaboradores

Ana Cristina Nunes Barbosa (Psicóloga - Mestre em Sexologia Clínica)
Jacira Brum (Coral com as idosas cegas no Sodalício da Sacra Família)
Aurora Alvarez (Coral com as idosas cegas no Sodalício da Sacra Família)

8 - Considerações Finais

Na elaboração deste Programa apontamos para a necessidade de unirmos o convívio entre as gerações com a reflexão aprofundada do tema pois a influência da nossa cultura, crivada de mensagens e atitudes hostis contra a velhice, precisa ser combatida não só no nível consciente das atividades do dia a dia mas, também, no nível inconsciente dos preconceitos, já introjetados pelos adultos e idosos, e em processo de introjeção pelos jovens e crianças.
Desse modo esperamos atingir o objetivo maior do INTERGERA que é o de discutir o convívio entre as gerações dentro da UERJ, baseado no respeito pelo que o idoso "é" e não pelo que ele "ainda é", pelo que "ainda lhe resta de juventude". Um convívio que não seja baseado na filantropia impulsionada pela compaixão, mas sim, uma relação verdadeira na qual todos possam ter prazer na troca de experiências e de conhecimentos, possibilitando que a velhice deixe de ser vista pelos jovens como o ocaso da vida e vivida, ao se tornarem velhos, como a ante-sala da morte

9 - Contato

Intergera

Rua São Francisco Xavier, 524, sala 10001/D - Maracanã
Pavilhão João Lyra Filho - UERJ
Telefone: 2334-0450.

E-mail:

Mail