Navigation



Núcleos de Pesquisa

Núcleo Clio-Psyché

O Clio-Psyché, órgão do Departamento de Psicologia Social e Institucional da UERJ, vem, desde sua criação em 1998, desenvolvendo projetos e promovendo eventos que tratam, mediante diferentes formas e abordagens, da história dos saberes e das práticas psicológicas no Brasil. Oficializado pelo AE-010/REITORIA/03, constitui-se em importante referência sobre a investigação histórica em Psicologia, conduzida tantos pelos professores vinculados ao Núcleo quanto pelos inúmeros mestres, doutores e pós-doutorandos que nele se formaram, junto com estudantes de graduação. Tem recebido financiamentos de diferentes órgãos de fomento, como PROCAD e PRODOC (CAPES), Bolsa de Produtividade em Pesquisa e Edital Universal (CNPq), Auxílio à Editoração e Cie ntista do Nosso Estado ( FAPERJ), Auxílio à organização de eventos (Capes, CNPq, Faperj). Desenvolve um trabalho de extensão na Escola Estadual México. Nos últimos anos, relevo deve ser dado ao intercâmbio internacional através da Rede Iberoamericana de Pesquisadores em História da Psicologia (RIeHP), criada no IX Encontro Clio-Psyché, em 2010. A produção do grupo vem sendo divulgada através de inúmeros artigos em periódicos, livros e vídeos. Seus componentes fazem parte do Grupo de Pesquisa do CNPq intitulado Subjetividade e História.

Coordenadores/líderes de grupo no CNPq: Ana Maria Jacó-Vilela
Professores Envolvidos: Renata Patrícia Forain de Valentim (UERJ), Francisco Teixeira Portugal (IP/UFRJ), Cristiana Facchinetti (COC/Fiocruz), Alexandre de Carvalho Castro (CEFET)
Equipe técnica: Stephane Marques (PROATEC/UERJ), Alice Nascimento (AT/CNPQ)

 

Veja o site

Site

 

Grupo de pesquisa Cognição e Contextos Sociais

O grupo de pesquisa "Cognição e Contextos Sociais" originou da reunião de professores do Departamento de Fundamentos de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que partilham de interesses de pesquisa comuns. O principal interesse desses pesquisadores é no estudo d o papel dos contextos sociais no desenvolvimento cognitivo ao longo do curso da vida. Especialmente no desenvolvimento metalinguístico e da linguagem escrita, resolução de problemas e habilidades sociais. No seu primeiro ano de existência, o grupo já captou recursos de três editais da FAPERJ e um do CNPq (edital setorial de ciências humanas), agrega alunos de graduação e pós-graduação stricto e lato sensu. Inicia a montagem de um laboratório situado no Instituto de psicologia da UERJ e tem gerado diversas publicações científicas. Realiza parcerias com diversos cursos de pós-graduação no país e com pesquisadores estrangeiros da Universidade da Tasmânia (Australia) e de Rennes (França).
Coordenadores/líderes de grupo no CNPq: Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota e Adriana Benevides Soares
Professores Envolvidos:
Angela Donato Oliva
Eliane Mary Falcone
Maria das Graças Vasconcelos Paiva
Simone Cagnin

 

Grupo de Pesquisa Interação Social e Desenvolvimento

Logo Interação e Desenvolvimento.jpg

O grupo é voltado para o estudo do desenvolvimento humano através de uma perspectiva sociocultural e evolucionista. Consta do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, e funciona desde 1993. Atua em colaboração com outros centros nacionais e internacionais e é composto de professores (um titular, um adjunto e três pós-doutorandas), três doutorandos e quatro mestrandos, cinco bolsistas de IC e um profissional mestre, bolsista de apoio-técnico. Tem recebido ainda, alunos e professores visitantes do Brasil e do exterior, como os professores Heidi Keller (University of Osnabrück, Alemanha), Martin Daly (McMaster University, Canadá) e Çiǧdem Kaǧitçibaşi (Koc University, Turquia), entre outros. Ao longo de seus anos de funcionamento captou recursos de diversas entidades de fomento, tendo sido contemplado no Edital Institutos do Milênio do CNPq, um PROCAD da CAPES, Edital Universal, de Ciências Humanas, Cientista do Nosso Estado, por três vezes e APQ1 da FAPERJ. Seus trabalhos têm gerado inúmeras publicações de livros e artigos. Entre suas atividades, salienta-se a realização do Centro de Estudos de Psicologia do Desenvolvimento e, atualmente, o Café com Psicologia, eventos voltados à comunidade. Funciona na sala 10.004F. Maiores informações no site: www.desin.org, que contem a lista completa de seus membros, projetos e acesso a publicações.
Membros professores
Coordenação
: Maria Lucia Seidl de Moura, professor titular
Dra. Deise Maria Leal Fernandes Mendes, professor adjunto
Dra. Luciana Fontes Pessôa, Pós-doutoranda CAPES/FAPERJ
Dra. Edna Ponciano, Pós-doutoranda CNPq
Dra. Anna Carolina Fioravanti-B astos, Pós-doutoranda CNPq

 

Grupo do CNPq - Subjetividade, Narrativas, Imagens

O grupo é constituído por pesquisadores (11) de várias áreas como Psicologia, História, Comunicação, Filsosofia, além de 16 alunos de pós-graduação. O que os caracteriza é a diversidade e afinidade do seu referencial teórico, bem como a forma transdisciplinar de pensar seus objetos de estudo e de pesquisá-los. O trabalho conjunto dos membros do grupo produziu em 2011 o livro Literatura e Subjetividade: harmonias e contrastes na interpretação da vida (Ed. Nau, com auxílio da FAPERJ), organizado pela líder do grupo, prof. Ariane Ewald. Em junho de 2011, em Fortaleza, CE, o grupo organizou o I Simpósio Tempo e Subjetividade: perspectivas plurais, com o apoio da Pós-Graduação em Psicologia da UFC e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UERJ. Os textos apresentados foram selecionados e estão sendo organizados para uma publicação.
Coordenadores/líderes de grupo no CNPq: Ariane P. Ewald (Coord. - líder do grupo)
Professores Envolvidos:
Ariane P. Ewald (UERJ)
Jorge Coelho Soares (UERJ)
André Barata do Nacimento (UBI, Portugal)
Maria de Fátima Severiano (UFC)
Amana Mattos (UERJ)
Ana Carolina E. C. Soares (UFG)
Diogo Cesar Nunes da Silva (UNIABEU, UNIRIO)
Laura C. E. C. Soares (FEAD,MG; PMMG)
Idilva P. Germano (UFC)
José Célio Freire (UFC)
Ana Paula Bagraglia (UFF)
Silvana Bagno (UVA)

Veja o site

Site

 

Núcleo de Mensuração em Psicologia

O Núcleo é um espaço que reúne pesquisadores que trabalham com estudos investigativos sobre avaliação e mensuração psicológica em seus diferentes contextos. São realizadas pesquisas quantitativas na área psicológica, com diversos enfoques. Atualmente, com auxílio da FAPERJ, executa-se uma pesquisa sobre papéis sexuais, amor e satisfação na relação. Estudos de adaptação de medidas de amor, satisfação no relacionamento e coesão grupal no ambiente esportivo, também, estão em andamento. Além disso, projeta-se a validação de uma escala de crenças e práticas paternas. O Núcleo tem como parceiro o Laboratório de Mensuração da UFRGS sob a coordenação do Prof. Cláudio Simon Hutz.
Coordenador: José A. E. Hernandez (UERJ)
Professores Envolvidos:
Angela Donato Oliva (UERJ)
Cristiane Faiad (UNIVERSO)
Jôse Peixoto (doutoranda-UERJ)
Mauro Magalhães (UFBA)
Raphael Fischer (ESTÁCIO)
Rogério da Cunha Voser (UFRGS)
Bolsista de Pesquisa
Vera Lúcia Bailão (Graduação-UERJ)

 

Fundamentos fenomenológicos-existenciais de diferentes práticas em psicologia
Líder: Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo
Professores envolvidos: Joanneliese Freitas UFP

 

Psicanálise e Instituições

O grupo de pesquisa "Psicanálise e Instituições" congrega vários projetos que partem da especificidade do saber e da práxis psicanalítica e reconhecem a importância dos efeitos da ética do sujeito nas instituições sociais. A proposta afirma a necessidade da renovada aposta no tripé definidor da psicanálise: os conceitos fundamentais, a clínica e a investigação, e envolve questões contemporâneas que contemplam as mais variadas áreas de extensão tais como a saúde, a educação e o trabalho. Destaca-se, aqui, uma perspectiva caracterizada como interdisciplinar, que tem como eixo teórico principal a psicanálise, freudiana e lacaniana, e que possibilita conexões com outros saberes tais como, a psicologia, a medicina, a história, a educação, a sociologia, a filosofia, as artes dentre outros. Este fato abre um amplo leque de possibilidades investigativas, o que atende a necessidade de uma formação plurifacetada.
Coordenadores/líderes de grupo no CNPq :
Sonia da Costa Leite
Marco Antonio Coutinho Jorge
Professores Envolvidos:
Clarice Padilla Gatto (FIOCRUZ)
Doris Luz Rinaldi (UERJ)
Erimaldo Matias Nicacio (UFRJ)
Lucia Maria de Freitas Perez(UNIRIO)
Marco Antonio Coutinho Jorge(UERJ)
Rosa Maria Carvalhal Maranhão(UNESA)
Sidnei Martins Dantas (ISERJ/FAETEC)
Sonia da Costa Leite(UERJ)

Veja o site:

Site