NOTA DE REPÚDIO CONTRA MENSAGENS TRANSFÓBICAS NO 10º ANDAR

Direções do Instituto de Psicologia e da Faculdade de Comunicação Social da UERJ emitem comunicado sobre mensagens encontradas nos banheiros do 10º andar

Nesta última semana, as Direções do Instituto de Psicologia e da Faculdade de Comunicação Social foram avisadas por estudantes da UERJ e por outros órgãos da Administração Central de que foram encontradas mensagens com teor transfóbico nas paredes do banheiro masculino do 10º andar.

Ofensas como essas direcionadas à população trans e travesti são incompatíveis com os princípios de uma Universidade que preza pela igualdade, inclusão e pelo respeito à diversidade humana. Essas mensagens também reforçam a cultura da intolerância e o discurso de ódio, além de incitarem o desrespeito à dignidade da pessoa humana.

As Direções das Unidades reiteram que não irão tolerar discursos de ódio no 10º andar nem em qualquer ambiente da UERJ.
Informamos que a Pró-Reitoria de Políticas e Assistência Estudantis (PR-4) já notificou a Reitoria e a Ouvidoria da Universidade e está providenciando a apuração e a identificação dos autores das mensagens. Esperamos que isso ocorra rapidamente e que todos os responsáveis sejam autuados.
Salientamos que nossa postura institucional será sempre a de denunciar quaisquer fatos dessa natureza. Acreditamos no papel transformador da educação, com a participação efetiva de docentes, discentes e técnicos, além de toda a sociedade.

A atenção de nossas e nossos estudantes a esses episódios é de suma importância para o enfrentamento dos casos de intolerância. Somos todes, todas e todos nós partícipes da Comunidade do IP e da FCS. Queremos que aqui seja um espaço para a vida e para liberdade.

Nota versão PDF

psicologia_uerj