Maria Lucia Seidl de Moura, do Instituto de Psicologia, recebe título de Professora Emérita da Uerj

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) entregou, na última terça-feira (18), o título de Professora Emérita a Maria Lucia Seidl de Moura, do Instituto de Psicologia. A docente aposentada dedicou à unidade mais de 25 anos de trabalho, tendo participação ativa na graduação e na pós-graduação.

Presente na solenidade realizada na Capela Ecumênica, no campus Maracanã, o reitor Mario Carneiro acentuou a importância do reconhecimento à professora, que é referência na área de Psicologia do Desenvolvimento: “É uma justa homenagem a alguém que cumpriu uma carreira brilhante. Essa honraria é o momento de a Universidade agradecer aos seus docentes pelo trabalho de uma vida realizado aqui dentro”.

Durante as homenagens, a professora Dandara Ramos, do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, enfatizou o vínculo de Maria Lucia com a Uerj e expressou gratidão pela contribuição da docente para a sua trajetória acadêmica. “A professora Maria Lucia é a Uerj, a perfeita representante do ensino público, gratuito e de qualidade que beneficiou a mim e a tantas outras pessoas. Uma professora extremamente dedicada, exigente e que sempre enriquecia suas aulas com histórias adicionais sobre os autores, os contextos das teorias que apresentavam sobre suas pesquisas, críticas, reflexões. Certamente saíamos de suas aulas aprendendo muito mais do que o proposto na ementa. Tive o privilégio de ser orientada por ela como aluna na graduação, bolsista Pibic, mestranda, doutoranda e, sem dúvidas, me sinto sendo orientada até hoje”.

Emocionada, Maria Lucia agradeceu a honraria. “Eu estou me sentindo muito feliz porque a Uerj é a minha casa. Comecei aqui como aluna de graduação e depois voltei como professora. Então sou muito grata à Uerj por me proporcionar esse momento”. Por fim, elogiou o papel da instituição na implementação da política de cotas raciais. “Só vi bons frutos. É um projeto muito bem-sucedido. E eu sinto muito orgulho de a Uerj ter sido pioneira e de eu estar aqui e ter assistido desde o início isso acontecer.”

Maria Lucia é formada em Psicologia pela Uerj, com mestrado em Psicologia Educacional pela Universidade de Wisconsin-Madison e doutorado em Psicologia Cognitiva pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fez pós-doutorado em Psicologia Evolucionista na Universidade de São Paulo (USP) e em Estudos de Famílias na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

A professora foi uma das fundadoras da Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento. Ao longo de sua trajetória, teve vasta produção acadêmica, com publicação de 15 livros, 42 capítulos e 126 artigos em periódicos. Orientou 27 monografias, 26 dissertações de mestrado e 19 teses de doutorado.

Fonte:  Diretoria de Comunicação da UERJ

psicologia_uerj