Pesquisa

Laboratório de Fenomenologia e Estudos em Psicologia Existencial

O Laboratório de Fenomenologia e Estudos em Psicologia Existencial (LAFEPE) é um projeto de extensão, vinculado ao Programa de Extensão UERJ pela Vida, registrado e aprovado pelo Departamento de Extensão (DEPEXT) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O LAFEPE tem como objetivo central ser um centro de referência nos estudos sobre o método fenomenológico, filosofias da existência e as repercussões desses estudos na elaboração teórica, metodológica e prática da Psicologia. Desde 2012 esse projeto realiza estudos, pesquisas com forte ênfase no ensino e nas atividades extensionistas. Esse projeto tornou-se ao longo desses dez anos referência, no Rio de Janeiro, nos estudos sobre o método fenomenológico, filosofias da existência e as repercussões desses estudos na elaboração teórica, metodológica e prática da Psicologia. O projeto colabora com a formação dos alunos do Instituto de Psicologia desta Universidade e desde 2019. Nesse Laboratório realizamos atendimentos clínicos a pessoas que pensavam ou tentaram pôr fim às suas próprias vidas, bem como àqueles que se encontram no entorno da concretização de um suicídio. Como resultado desses estudos e pesquisas obtivemos alunos da graduação e da pós-graduação devidamente preparados para essa especificidade de atendimento, e a publicação de três livros com capítulo escritos por alunos e profissionais do Instituto de Psicologia.

Coordenação: Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo
Localização: Rua São Francisco Xavier – 524 – 10 andar – sala 10020D
Contato: lafepe@uerj.br
Site: lafepeuerjpelavida.wordpress.com

Laboratório de História e Memória da Psicologia – Clio-Psyché

O Laboratório de Memória e História da Psicologia – Clio-Psyché, vem, desde sua criação em 1998, desenvolvendo projetos e promovendo eventos que tratam, mediante diferentes formas e abordagens, da história dos saberes e das práticas psicológicas no Brasil. É coordenado pela professora Ana Maria Jacó-Vilela, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (PPGPS) do Instituto de Psicologia (IP) da UERJ e tem como coordeanador Adjunto o prof. Filipe Degani-Carneiro, contando com a participação de estudantes de graduação com diferentes tipos de bolsa (UERJ, Faperj, Cnpq), de mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos, bem como de bolsistas de apoio técnico. O Laboratório possui um Acervo documental referente a personagens relevantes da Psicologia no Rio de Janeiro (Emilio e Alice Mira y López, Jayme Grabois, Celso Pereira de Sá) e é o responsável acadêmico pelo Biblioteca CEH-E – Clio-Psyché, especializada em História da Psicologia. Diversas pesquisas têm sido realizadas, como estudos sobre a história da assistência à infância, o desenvolvimento da psicologia social no Brasil, a questão da identidade e do reconhecimento no movimento negro, as interrelações da história da psicologia com o campo social religioso, as relações de gênero etc.

Coordenação: Ana Maria Jacó-Vilela
Localização: Rua São Francisco Xavier, 524 | Centro Cultural Reitor Oscar Tenório – Térreo – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – 20.550-900
Contato: (21) 2334 0830 / cliopsyche.uerj@gmail.com
Site: www.cliopsyche.uerj.br/

Laboratório de Neurociências, Cognição e Comportamento (LANCC)

O Laboratório de Neurociências, Cognição e Comportamento (LANCC) é coordenado pelo Prof. Vitor de Castro Gomes com vice-coordenação do Prof. Alberto Filgueiras, ambos do Departamento de Desenvolvimento e Cognição do Instituto de Psicologia da UERJ. O objetivo do laboratório é estudar as interfaces entre as neurociências, os fatores cognitivos humanos (i.e., memória, aprendizagem, percepção, atenção, pensamento, funções executivas, motivação e emoção) e como isso reverbera no comportamento. O laboratório é constituído pela Liga de Neurociências, uma liga acadêmica engajada na compreensão das mais recentes descobertas do ser humano sobre neurociência e comportamento; e pelo Núcleo Acadêmico de Psicologia do Esporte, que, para além das dimensões já estudadas no LANCC, estimula o diálogo entre a neuropsicologia cognitiva e comportamental com a psicologia do esporte e suas potenciais implicações. Os atuais interesses de pesquisa do LANCC são: (i) aspectos neurobiológicos e comportamentais da ansiedade, (ii) sintomas de ansiedade, depressão e estresse em pessoas em situação de reclusão ou lockdown, (iii) desenvolvimento de ferramentas de avaliação e mensuração psicológicas, e (iv) eficácia das intervenções psicológicas no estresse e na ansiedade em diversos contextos.

Coordenação: Vitor de Castro Gomes

Laboratório de Pesquisa e Desconstrução de Gêneros (DEGNERA)

O Núcleo de Pesquisa e Desconstrução de Gêneros – DEGENERA reúne pesquisadoras/es, estudantes e pessoas interessadas em discutir e problematizar questões relacionadas à sexualidade, gênero, subjetivação e política, a partir do referencial dos estudos feministas interseccionais. Cadastrado como Laboratório no Instituto de Psicologia e como Grupo de Pesquisa no diretório do CNPq.

Coordenação: Amana Mattos
Localização: Rua São Francisco Xavier – 524 – 10 andar – 10.019 – BLOCO F
Contato: degenera.uerj@gmail.com
Site: https://degenerauerj.wordpress.com

Laboratório de Pesquisa e Intervenção em Neuropsicologia (LAPIN)

O Laboratório de Pesquisa e Intervenção em Neuropsicologia (LAPIN-UERJ) desenvolve projetos de avaliação e intervenção na saúde mental com foco na relação entre o funcionamento cerebral e investigação de alterações/disfunções cognitivas decorrentes. Tem como objetivo geral fomentar a difusão do conhecimento teórico-prático da Neuropsicologia Clínica e Experimental entre profissionais de Psicologia, e áreas afins, por meio de atividades de ensino, eventos científicos, pesquisas e atividades de extensão.

Coordenação: Carlos Eduardo Nórte
Localização: Rua São Francisco Xavier – 524 – 10 andar – 10.030 – BLOCO E
Contato: lapinuerj@gmail.com
Redes sociais (Facebook e Instagram): @lapinuerj

Laboratório de Medidas da Psicologia

O Núcleo de Mensuração em Psicologia (NUMERA) foi criado em 2011 no Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Em 2020 por meio da AEDA 042 foi formalizado como Laboratório de Medidas da Psicologia (LABMEDI). O LABMEDI está vinculado ao Departamento de Cognição e Desenvolvimento e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, desenvolve pesquisas quantitativas e, em especial, investe na adaptação e construção de medidas em diversas áreas da Psicologia. No ensino, a equipe do LABMEDI tem sido responsável pelas seguintes disciplinas: “Introdução aos Métodos de Pesquisa em Psicologia” e “Pesquisa Quantitativa em Psicologia” no curso de Graduação em Psicologia e “Análise de dados, adaptação, construção e validação de instrumentos psicológicos com os softwares SPSS, AMOS, JASP e Factor”, no Mestrado e Doutorado em Psicologia Social. Por meio do estágio docente curricular, os doutorandos e mestrandos têm atuado nessas disciplinas.

Coordenação: José A. E. Hernandez
Localização: Rua São Francisco Xavier – 524 – 10 andar – bloco D, salas 10.026 e 10.028
Contato: hernandez.uerj@gmail.com
Site: https://labmedi.wixsite.com/meusite/sobre
Redes sociais: https://www.facebook.com/labmedi.uerj
https://www.youtube.com/channel/UCKXGF7DYKl-lpC0thGBqSqw
https://instagram.com/labmediuerj?igshid=1f6o4g3gv0c5w

Laboratório de Relações Interpessoais e Contextos educativos (Lab Relações)

As relações interpessoais se estabelecem nos mais variados contextos sejam eles educativos, do trabalho, do esporte, no lazer dentre outros. Essas relações podem ser socialmente competentes quando contribuem para a preservação ou melhora da relação, quando são aprovadas socialmente em sua forma verbal e quando atingem seus objetivos em termos de tarefa a ser executada. A competência social é então avaliada em função do desempenho executado e do repertório de habilidades sociais desempenhado. O ambiente acadêmico é especialmente propício para o aprendizado e desempenho de relações interpessoais. Em cada fase da escolaridade novos comportamentos sociais são esperados e nem sempre os estudantes estão preparados. É possível que técnicas de treinamento sejam realizadas para melhorar o desempenho dos alunos frente a essas novas demandas. Uma das principais transições na escolaridade se dá entre o Ensino Médio e a Universidade. É sabido que no primeiro ano universitário o aluno pode ter dificuldades de diversas naturezas e muitos desistem. É requerido do aluno não só habilidades interpessoais, mas ajustamentos variados para lidar com o curso, a carreira, a Instituição, o estudo, dentre outros. É neste contexto que nosso grupo está inserido, atua e pesquisa.

Coordenação: Adriana Benevides Soares
Localização: Rua São Francisco Xavier – 524 – 10 andar – 10.028 – BLOCO D
Contato: labrelacoes@gmail.com
Site: https://labrelacoes.wordpress.com/
Redes sociais: https://www.instagram.com/lab.relacoes/
https://www.youtube.com/channel/UCsA0j9MZlKSk9T13GflNuOQ
https://www.facebook.com/lab.relacoes

Pró-Adolescente – Programa de Formação em Direitos da Infância e Juventude

O Pró-Adolescente foi criado no ano de 2001. O objetivo principal do Programa é promover a formação, estudos, pesquisas e atividades relacionadas à infância, juventude e família, em vários âmbitos, como o psicossocial, clínico e jurídico, propiciando aos alunos da Universidade o acesso a conhecimento e práticas relacionadas à temática do Programa e de seus projetos. Nossas atividades incluem projetos de extensão, pesquisa e estudo e capacitação de alunos de graduação. Atualmente o Programa aninha 4 (quatro) projetos de extensão em contextos comunitários, escolares e grupais. São eles. Em Cine – Ciclo de debate, Espaço de conversas sobre relações familiares, Espaço de Conversas na Maré: pesquisa e intervenção em cenários contemporâneos (coordenados por Rosana Rapizo), Oficinas de Gênero e Sexualidade nas Escolas (coordenado por Amana Mattos). Além das atividades de extensão, o programa pretende promover atividades científicas, eventos e ciclos de palestra tanto para discentes como para profissionais e público em geral que se interessem pela temática dos projetos incluídos no Programa.

Coordenação: Rosana Lazaro Rapizo

Isocialmente – Interação Social Na Construção da Mente (Grupo de estudos e Pesquisas Sobre desenvolvimento Humano e Terapias Cognitivas)

Laboratório Afetar – Tecnologias Sociais em Rede

O laboratório afeTAR é uma unidade de desenvolvimento tecnológico vinculada ao Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faz parte da Plataforma Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde como organização apoiadora e conta com a parceria de pesquisadores e pesquisadoras, estudantes da graduação e da pós-graduação, Organizações sem fins lucrativos e outras universidades de dentro e fora do Brasil. Desenvolve projetos e tem muitas ideais e vontades de construir um mundo onde possamos caber e existir de diferentes formas.
Tem como compromisso a alegria de poder fomentar o engajamento social e apostar na inovação dos processos científicos eticamente situados. A metodologia afeTAR é livremente inspirada na Teoria Ator-Rede e busca experimentar as afetações como possibilidade criativa de diálogo com o mundo.

Coordenação: Alexandra Tsallis
Contato: laboratorioafetar@gmail.com
Site: https://laboratorioafetar.com.br/

Laboratório de Estudos do Desenvolvimento – LED

Laboratório Gestáltico: Configurações e Práticas Contemporâneas