Programa de Pós-graduação em Psicologia Social

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (PPGPS) da UERJ teve origem no Curso de Mestrado em Psicologia e Práticas Socioculturais, criado em 1991, pela Deliberação 0002/1991 do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, como uma instância de pós-graduação stricto sensu no âmbito do Departamento de Psicologia Social e Institucional. Com o fim de dois Institutos da Fundação Getulio Vargas em 1990, o Instituto de Seleção e Orientação Profissional (ISOP) e o Instituto de Estudos Avançados em Educação (IESAE), a UERJ absorveu alguns dos professores de suas pós-graduações, sendo que três deles  vieram a consolidar o corpo docente do Instituto de Psicologia (IP), ainda sem pós-graduação e com poucos doutores, possibilitando formar  um corpus sólido que pudesse constituir a primeira pós-graduação no Instituto de Psicologia. Destes professores, uma faleceu e dois outros permanecem até hoje, apesar da entrada na aposentadoria.