Atuação do IP no HUPE e na PPC/UERJ

A atuação do IP na Policlínica Piquet Carneiro (PPC) e no Hospital Pedro Ernesto (HUPE) acontece através de ações distintas, e parte delas integra o Núcleo de Saúde Mental e Psicologia (NSMP) da PPC. O primeiro Projeto, coordenado pela professora Claudia Cunha desde 2017, é voltado ao cuidado de crianças e adolescentes com obesidade e ocorre no Núcleo de Atenção Integral à Saúde Infanto-Juvenil (NAISI) da PPC. Os atendimentos com as crianças e responsáveis acontecem uma vez ao mês, através do dispositivo da interconsulta, com base na atuação interprofissional. O trabalho tem como eixo central o brincar como instrumento terapêutico e a proposta é fazer uma integração entre psicologia e nutrição, prestar acolhimento psicológico e apresentar às famílias que são atendidas pela equipe novas formas de educação alimentar e nutricional. O Projeto envolve assistência (estágio), pesquisa e extensão.

O Programa de Atendimento Cognitivo Comportamental a idosos e idosas com sintomas de depressão foi implementado em agosto de 2021. A equipe é composta por estudantes de graduação e pós-graduação em Psicologia, coordenada pela professora Dra. Heloísa Ferreira. Os alunos realizam atendimentos psicoterapêuticos às pessoas mais velhas que apresentam sintomas de depressão, encaminhadas do setor de Geriatria da PPC. Também são realizadas atividades de pesquisa com o objetivo de aprimorar o atendimento psicoterapêutico ofertado a este público. Além de o Programa buscar suprir uma grande demanda relacionada às necessidades em saúde mental das pessoas mais velhas no contexto da saúde pública, também oferece a oportunidade de formar profissionais psicólogos para o trabalho com o público mais velho, uma prática profissional que requer habilidades e manejos específicos.

O Laboratório de Pesquisa e Intervenção em Neuropsicologia (LAPIN-UERJ), coordenado pelo professor Carlos Eduardo Norte desenvolve atividades de avaliação e reabilitação neuropsicológica. As atividades estão organizadas como projetos de extensão, ensino de prática profissional para graduandos em psicologia e/ou projetos de pesquisa articulando o NSMP, o Ambulatório Multidisciplinar Pós-Covid (HUPE-UERJ) e o Núcleo de Atendimento ao Idoso (NAI-HUPE-UERJ). A equipe recebe demandas de pacientes adultos e idosos com queixas relativas às funções cognitivas,  em busca de auxílio no diagnóstico diferencial junto com a equipe multidisciplinar e/ou construção do perfil  do funcionamento cognitivo para delineamento de intervenções clínicas específicas. Além disso, desenvolve atividades de intervenção neuropsicológica individual e em grupo a fim de promover saúde e qualidade de vida a pessoas acometidas por problemas neurocognitivos.

A Residência em Psicologia Clínica Institucional do IP reúne 20 residentes, R1 e R2, que trabalham no HUPE e no CAPS da PPC, como parte das atividades de formação. No primeiro ano as R1 cumprem créditos e atuam em 4 clínicas especializadas e realizam 3 disciplinas eletivas, além de realizarem plantão. No segundo ano, as R2, preenchem créditos e atuam em até 2 clínicas especializadas, realizam plantão e cumprem créditos relacionados à orientação de monografia.