Especialização em Psicologia Clínica Institucional (Modalidade Residência Hospitalar)
O Programa de Residência em Psicologia Clínica-Institucional já vem sendo desenvolvido desde 1994, sendo transformado em Curso de Especialização em 2002, junto à SR-2, passando a denominar-se Curso de Especialização em Psicologia Clínico-Institucional – Modalidade Residência Hospitalar. Em 2011 houve uma nova alteração na nomenclatura e passou a denominar-se Curso de Especialização em Psicologia Clínica Institucional – Modalidade Residência Hospitalar.
O programa é desenvolvido em parceria com três instâncias da Universidade: o Instituto de Psicologia (IP), o Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) e a Coordenadoria de Desenvolvimento Acadêmico (CDA), que garantem respectivamente o corpo docente, o campo de atuação e os recursos financeiros.
A orientação científica e pedagógica do curso fica a cargo do Instituto de Psicologia, com apoio técnico-pedagógico do seu Departamento de Psicologia Clínica.
O CDA é um órgão do HUPE responsável pelo acompanhamento, regulamento e administração das residências e das especializações oferecidas no campo hospitalar, bem como das bolsas auxílio.
A pós-graduação em regime de Residência, em regime de dedicação exclusiva (60h semanais), oferece uma formação abrangente e aprofundada em que a interdisciplinariedade representa um fator muito importante: desenvolve-se uma modalidade de formação integrada, na qual a instrumentação técnica e teórica articula-se à prática supervisionada, incluindo cursos e seminários. Isto dá ao residente a possibilidade de aplicação imediata dos conhecimentos da Psicologia Hospitalar mediante a convivência intensiva com os demais profissionais de saúde. Assim sendo, ainda se aproveita a disponibilidade de um Hospital Universitário para manter viva a integração entre assistência e formação, sobretudo porque o HUPE segue o modelo de ações integradas de Serviços de Saúde com regionalização e hierarquização dos atendimentos à população.
O curso visa o treinamento e a formação de psicólogos para o exercício de práticas psicológicas em demanda nas instituições hospitalares e de saúde, em nível de pós-graduação lato sensu, com capacidade de assistir e planejar programas de atendimento em nível primário, secundário e terciário, no campo psicoterapêutico e de reabilitação psicossocial.
A Residência é um programa de treinamento em serviço, cumprido em regime de tempo integral e plantões, perfazendo um total de 2.880 horas anuais. Os residentes recebem uma bolsa auxílio mensal, oferecida pelo HUPE/UERJ, atualmente no valor de R$3.330,43 (três mil, trezentos e trinta reais e quarenta e três centavos), para uma carga horária de 60 horas semanais.
A grande procura de candidatos confirma a relevância e a qualidade do programa que vem sendo desenvolvido. A avaliação ampliada do Curso tem sido feita através das reuniões da Comissão de Residência, do Fórum anual e das defesas de monografias.
O nosso Curso é a primeira Especialização em Modalidade de Residência Hospitalar, tendo sido pioneiro nesta oferta de formação hospitalar intensiva, com o provimento de uma bolsa para garantir a dedicação exclusiva do especializando ao curso. Tem dado contribuição relevante à formação do psicólogo clínico e à participação em projetos assistenciais de saúde, além de ter promovido essa modalidade que atualmente também é oferecida por outras instituições.
Carga Horária
- Duração do Curso: dois anos (vinte e quatro meses consecutivos)
- Carga Horária Semanal: 60 h, incluindo plantões aos sábados e domingos
O Curso é ministrado em duas etapas (R1 e R2), sendo integralizado em 5760 (cinco mil setecentos e sessenta) horas correspondentes a 136 créditos obrigatórios, assim distribuídos:
- No primeiro ano (R1) o aluno deverá cursar:
– 2 (duas) disciplinas obrigatórias, correspondentes a 2565 (duas mil, quinhentas e sessenta e cinco) horas e 59 (cinquenta enove) créditos, correspondendo às Teorias e às Práticas em Clínicas Especializadas I;
– cumprir plantão correspondente a 225 (duzentas e vinte e cinco) horas e 5 (cinco) créditos;
– 3 (três) disciplinas eletivas correspondente a 90 (noventa) horas e 6 (seis) créditos.
- No segundo ano (R2) o aluno deverá:
– cursar a Disciplina Práticas em Clínicas Especializadas II, escolhendo uma clínica de atuação (entre aquelas correspondentes às Práticas em Clínicas Especializadas I) equivalendo a 2610 (duas mil seiscentas e dez) horas e 58 (cinquenta e oito) créditos;
– cumprir plantão correspondente a 225 (duzentas e vinte e cinco) horas e 5 (cinco) créditos;
– cursar a disciplina “Seminário de Orientação de Monografia” correspondente a 45 (quarenta e cinco) horas e 3 (três) créditos;
– desenvolver monografia de conclusão de curso.
No primeiro ano (R1) o residente realiza sua prática em quatro áreas programáticas, fazendo um rodízio em duas áreas por semestre.
No segundo (R2), escolhe uma ou, dependendo das possibilidades dos serviços, duas áreas de especialização, desde que ofereçam condições práticas abrangentes e institucionais que justifiquem a dedicação da carga horária total.
Constituem-se como clínicas especializadas, as Unidades Docentes Assistenciais (UDA) e os Núcleos do Complexo Assistencial em Saúde da UERJ. Atualmente os Programas são desenvolvidos nas seguintes unidades:
a) Unidade Docente Assistencial de Cirurgia Cardíaca
b) Unidade Docente Assistencial de Pediatria (dois programas especializados, Enfermaria e Ambulatório)
c) Unidade Docente Assistencial de Psiquiatria (três programas especializados, Enfermaria, Ambulatório e Psiquiatria Infantil)
d) Unidade Docente Assistencial de Reumatologia
e) Núcleo de Atenção ao Idoso / Universidade Aberta da Terceira Idade-NAI/UNATI
f) Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente-NESA (dois programas especializados, Enfermaria e Ambulatório)
g) Núcleo Perinatal
h) Centro de Atenção Psicossocial-CAPS – Policlínica Piquet Carneiro-UERJ
Sistema de Avaliação
A avaliação da aprendizagem em cada disciplina será realizada mediante uma ou mais das seguintes modalidades:
a) Exposições orais;
b) Participações em seminários;
c) Trabalhos escritos;
d) Atividades de pesquisa;
e) Desempenho no estágio;
f) Apresentação de trabalho no Fórum anual da Residência;
g) Apresentação de poster no Congresso Científico do HUPE, realizado anualmente
h) Elaboração de monografia de conclusão.
Publicações
Anualmente é realizado o “Fórum de Residência em Psicologia Clínica Institucional. Este evento caracteriza-se como um importante momento de troca. Sua proposição visa incentivar a escrita, a reflexão e a elaboração da prática clínica e institucional.
Os resultados dos trabalhos e debates no Fórum são publicados na Revista “Práxis & Formação”. Mantida há vários anos, a Revista vem demonstrando a riqueza da experiência hospitalar. A publicação tem sido também instrumento de trabalho para aqueles que se interessam pela Psicologia no hospital, assim como para aqueles que desejam ingressar nessa modalidade de Especialização.
Visite o site da Revista (Fórum X, XI e XII): www.praxiseformacao.uerj.br/artigos.html
Visite o site da Revista (Fórum XIV em diante): www.psicologia.uerj.br/praxis.html
Monografias
A apresentação de Monografia é realizada anualmente, ao término de cada turma, em sessão pública, na presença do orientador e dos membros da Banca. A atividade de Monografia tem por objetivo a elaboração de um trabalho de final de curso, realizado pelo aluno (individualmente), visando a síntese dos conhecimentos obtidos, sua aplicação a um contexto específico ou o aprofundamento da questão pertinente à área de estudo, sob a supervisão de um orientador.
Início do curso e inscrições
O curso inicia anualmente, no primeiro dia útil do mês de março, conforme a diretriz da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde do Ministério da Educação. Na primeira semana do curso ocorre a ambientação dos novos residentes. A ambientação integra todas as áreas de residência, momento em que os novos alunos são recebidos pela Coordenação do Curso e pela CDA-HUPE, são também apresentados às diferentes áreas de atuação, aos seus colegas e aos coordenadores e preceptores dos Programas Especializados do Curso, inseridos em diferentes setores do HUPE.
O Residente em Psicologia Clínica Institucional tem duas inscrições na UERJ: junto à CDA que administra os Programas de residências no HUPE, inclusive as bolsas auxílio, e junto ao Instituto de Psicologia que é a Unidade Acadêmica da UERJ em que se insere o Curso de Especialização em Psicologia Clínica Institucional enquanto Curso de Pós-graduação Lato Sensu, e normatiza a Residência na área específica em acordo com à CDA. É obrigatória a matrícula em ambas as instâncias.
Monografias
Endereço: Rua São Francisco Xavier, 524 – 10º andar, Bloco E – Sala 10.034/2, Maracanã – Rio de Janeiro – RJ, CEP 20.559-900
Tel/Fax.: (0xx21) 2334-0230
Para mais informações envie-nos um e-mail: resid_psiclin@yahoo.com.br