Serviço de Psicologia Aplicada oferece atendimento à população

Um espaço para aprendizado e prática: assim é o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da Uerj. Além do atendimento psicológico individual e em grupo, o SPA também atua nas áreas de Psicopedagogia, Terapia de Família, Orientação Profissional, Psicologia do Esporte, Psicologia Organizacional, dentre outras. Os atendimentos são realizados por alunos a partir do 5° período, sob a orientação de professores especializados em distintas áreas da Psicologia. A equipe ainda inclui psicólogos e técnico-administrativos do Instituto de Psicologia da Uerj.
“A primeira função do SPA é a formação do aluno. É para que ele possa desenvolver a sua prática com a supervisão de um professor da área de atuação. E, como consequência disso, realizamos a prestação de serviço para a população em geral. A Uerj também tem uma prerrogativa de atender parte da comunidade uerjiana e essa função se cumpre aqui no SPA. Nós temos um número bastante elevado de estudantes, funcionários e seus parentes usufruindo de nossos serviços. Eu considero o SPA o coração do curso de Psicologia. A base dele é, como eu falei, a formação profissional, mas acho que ele congrega muitos diálogos, tanto na própria graduação quanto na pós-graduação. E eu tenho a impressão que nem mesmo a comunidade interna da Uerj conhece o que a gente realiza e é um trabalho importante inclusive em termos de prevenção. Vamos pensar também que certas práticas que realizamos aqui tem um caráter preventivo, daí a importância delas”, explica Laura Cristina de Toledo Quadros, coordenadora do SPA e professora do Departamento de Psicologia Clínica e colaboradora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social (PPGPS).
Para ter acesso aos serviços oferecidos, os interessados devem procurar o setor e passar por um primeiro acolhimento, no qual o estagiário de plantão busca entender a necessidade da pessoa e os motivos da procura pelo atendimento. Após esse contato inicial, as informações coletadas são passadas para os grupos responsáveis por cada área de atuação do Serviço e, em caso de vaga disponível, a equipe entra em contato para que se inicie o acompanhamento. Em alguns casos é cobrada uma taxa simbólica, que é revertida para pequenas manutenções e aquisição de materiais utilizados pelo próprio SPA, como lápis de cor e tintas usadas no atendimento de ludoterapia, entre outros, sendo esta contribuição avaliada em cada caso.
“A ideia é atender à população da melhor maneira e no maior fluxo possível que o SPA possa absorver. Nós observamos ao longo dos últimos anos, principalmente, que no Serviço de Psicologia Aplicada há uma procura de uma classe média que vem perdendo seu poder aquisitivo, mas também, até pelo reconhecimento da qualidade dos nossos serviços, de uma classe média com potencial de trazer contribuições. Essa é uma discussão que ainda traz alguns desdobramentos, mas nós consideramos, pela própria sobrevivência do Serviço, uma cobrança simbólica para algumas situações e elas são devidamente avaliadas. Há toda condição de gratuidade para muitas pessoas aqui e há uma minoria que se apresenta em condições de colaborar com essa taxa simbólica”, ressalta a coordenadora do SPA.
Umas das novidades para 2018 é o trabalho em conjunto com o Programa de Atendimento a Refugiados e Solicitantes de Refúgio da Cáritas que será implementado a partir de abril, como explica a professora Laura: “Nós acabamos de abrir uma linha nova que eu estou coordenando, dentro da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, com refugiados sobre migrações e direitos humanos dentro da abordagem gestáltica. É em parceria com a Cáritas e esse estágio é um atendimento clínico que vai acontecer com os refugiados que forem indicados ou que quiserem nos procurar espontaneamente aqui na Uerj, onde já acontece o curso de português para refugiados. Achamos que seria interessante abrir essa linha por tudo, porque eles já estão aqui fazendo outras capacitações e porque o campo da Psicologia pode trazer contribuições a este processo, assim como essa realidade cada vez mais presente, pode trazer contribuições à formação em Psicologia.”
Além disso, o Serviço de Psicologia Aplicada também atua além dos muros da Uerj. Por meio de parcerias com outras instituições, como o Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), Tribunal de Justiça e alguns abrigos, os estagiários têm a oportunidade de vivenciar experiências em outros campos de atuação.

O Serviço de Psicologia Aplicada da Uerj localiza-se à sala 10.006, no bloco D do 10° andar do Pavilhão Reitor João Lyra Filho, no campus Maracanã. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2334-0033.